AMBIENTE ARTE

 

Renata Holanda ​

 

Inquieta desde muito cedo, a artista Renata Holanda em sua adolescência passou a se envolver com movimentos culturais. Sua primeira exposição individual, foi em 1987, na Galeria Antônio Bandeira, em Fortaleza- CE.       

 

Comprometida com reflexões existênciais e com seu aprimoramento artístico, a artista cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará - UECE e Arte na Escola de Art y Dibuix Massana em Barcelona.

 

Renata possui um traço de natureza peculiar, que não se encaixa em um único gênero e sua múltipla produção passeia entre o surrealismo, o cubismo e outras escolas sem deixar referenciais identitárias específicas em seus trabalhos. Sua pintura é como uma enseada em noite de lua, um reflexo quase sobrenatural que invade e toca a alma daqueles que a vislumbram.

 

Em seus 40 anos de carreira, a artista realizou exposições individuais e participou de coletivas, trabalhando também com cenografia , design, expografia e curadoria, sendo a pioneira no estado do Ceará a trabalhar com instalações de arte ambiental.

 

Renata Holanda foi Presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Ceará e incentivou a criação/abertura de espaços e projetos de arte na cidade de Fortaleza, tais como o Sábado com Arte, a reabertura da IBEUArt Gallery, o projeto Arte na Praça, Sarau Litero Musical, Vestigium Documenta, Encontro com os artistas, Casa de Arte, entre outros.

 

No Atelier/Studio/Galeria Ambiente Arte em Aquiraz - CE, desde 2001, Renata apresenta uma mostra permanente de seus trabalhos em pintura, escultura, instalações, fotografia etc.

 

Membro fundadora e idealizadora do Coletivo Vestigium , atuou na curadoria , expografia e mídia digital. A experiência com o Vestigium trouxe para o mercado das artes do Ceará novos ares éticos, dismistificando o encontro do artista e do espectador.

 

Atualmente a artista segue sua trajetória produtiva carregada de encantamentos a frente da Rede AmbienteArte que passeia por várias vertentes das artes plásticas e interage com outras linguagens artísticas.

 

A partir do dia 09 de junho de 2022, apresentará a Mostra Individual, intitulada "Flashes de memórias" , na Galeria Ambiente Arte, Shopping Del Paseio, piso L2 Loja 233/235 - Aldeota Fortaleza-CE. ​

 

A Exposição é um retrato do atelier e do processo criativo da artista, desde seus primeiros traços, das representações de árvores genealógicas, de seus caminhantes caudalosos tardios, do reflexo do seu retrovisor, da transparência lúdica da alma dos animais, do hemisfério surreal, da poética vivenciada com os ciganos, em figueiras arregaçadas por arquitetos de horrores pós-mortem e da sua visão peculiar. Torres de marfim, meninas de tranças, cavalos de balanço e centauros marsupiais compõem esse universo. Os "Flashes de Memórias" estão vivos, se conectam numa rede de imagens abissais, feito meninos jumbos perdidos, derramando lágrimas- nanquim...

 

O Novo Espaco das Artes também apoiará a pesquisa, a criação e a exibição de práticas artísticas criativas socialmente relevantes ao mesmo tempo em que propiciará um maior envolvimento do público com a cultura.

 

Além da Exposição permanente que contará com grandes artistas que fazem parte da Rede, o Ambiente Arte terá no espaço do Shopping Del Paseo objetos de designers, artesanato comunitário e uma programação que compreende atividades artísticas e educacionais, incluindo workshops, oficinas, publicações, projetos externos e o famoso encontro com os artistas.

 

Parte da renda do espaço será destinada a ONG APATA (Proteção Animal e Ambiental apatace.org ) e ao Hospital São Vicente ( santacasace.org.br/2019/08/12/sao-vicente-de-paulo/ )

 

Após a Mostra individual a Galeria Ambiente Arte no Shopping Del Paseo, contará com obras de grandes artistas Cearenses. ​

 

São parceiros da Rede Ambiente Arte as seguintes instituições: Aurige Experience Marcia Sales - Intermediadora Cultural Conferencista, Aquasis Ceará - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas e a APATA - Associação de Preservação Ambiental e Tratamento Animal. ​

 

Participarão das iniciativas da Rede Ambiente Arte os artistas : Adalberto Costa - Artista Plástico

Airton Montezuma- Pintor Estudio Profissional.

André Dias - Artista Plástico Editor

Anete Mendonça - Pintora Curadora

Ayrton Rocha Jr - Pintor

Betocello -Pintor Escritor

Caetano Barros - Escultor

Chico Gomes - Fotógrafo

Dan Pellegrim - Artista Plástico Curador

Danilo y Lima - Pintor Compositor Músico

Daniel de Andrade - Artesão Permacultor

D Barros - Escultor

Fernando França - Pintor

Guto Bitu - Artista Plastico Poeta

Helena de Vasconcelos - Artista Plástica

Ítalo Castelar - Músico Compositor Escritor

Jens Beuthler- Fotógrafo

John Holanda - Artista Plástico Dsiner de Moda Performer Kika Freitas - Fotógrafa

Linda Dias - Artista Plástica Escritora

Mestre Malakazhan - Escritor Compositor Músico Designer

Nil Roque - Escultor Pesquisador Crítico

Pingo de Fortaleza - Cantor Compositor Pesquisador

Renata Holanda - Artista Plástica Fotografa  Ambientalista

Renê Melo - Escultor

Sumé - Joalheiro Artesanal

Terry Kay Araujo - Ceramista

Tito Flávio - Pintor

Vando Figueiredo - Pintor ​

 

O espaço estará aberto ao Público, das 10h às 22h A partir de 09 de junho de 2022

https://shoppingdelpaseo.com.br/

ambientearte@renataholanda.com

ambientearte@outlook.com

55 85 986096094 55 85 998146438

www.renataholanda.com

Naquele momento

Trocou a terra firme

Pelo ar verde da linha do equador

Frivolidades latentes

Jean e Marie, despidos dos pudores

E as ninfas dos igarapés

Bailavam sobre as camadas em decomposição

A lente rápida e fria

Capturava a dança dos anjos

Sob o tapete

As flores do mal

Escondem serpentinas multifacetadas

O assombro os feixes de luz e o viajante.

580586_182522168613311_1290570373_n.jpg